24.1.12

Quem vai a um show e vê seu artista de pertinho, nem imagina o quanto complicado é montar uma estrutura para trazê-lo. E não falo apenas da estrutura física, mas a dor de cabeça dos empresários e produtores é um nome só: A lista de exigência.

É com essa lista que o ego artístico é saciado. Muitos exigem coisas excêntricas ou impossíveis e outros apenas o básico. Se já não bastasse os inúmeros gastos com excessos de bagagem nos aeroportos de todo material do show (como num caso do Rock in Rio 2011, onde uma banda, cujo nome não foi divulgado, teve um excesso superior a R$ 100 mil), gastos como esses muitas vezes influenciam no valor total de custo para trazer um artista para o país.

Lembrando que, na maioria das vezes, essas exigênciais são válidas para todos os shows, independente do local.

Vamos a algumas curiosas:

ARTISTAS POP

Rhianna: Na sua última passagem pelo Brasil, em 2011, entre a lista de exigência da cantora de Bahamas estava um camarim totalmente decorado com rosas vermelhas, macarrão instantâneo sabor galinha (famoso miojo), água vulcânica (!!!), azeitonas na conserva de alho, asas e coxinhas de frango com duas opções de arroz e 12 ovos cozidos. Ah... e nada de cores amarelas no local, ela odeia.

Elton John: O britânico existe chocolate branco com macadâmia, pipoca chá de gengibre e arranjos de flores que devem seguir os modelos das fotos enviadas por seu personal-flower.

Katy Perry: A simpática cantora californiana também fez sua passagem pelo Brasil no ano passado com algumas exigências, como camarim pintado em tons claros, abajures de estilos franceses, geladeira com porta de vidro (para que possa escolher o que pegar sem precisa abrir), hortênsias lilases, frutas orgânicas e vegetais frescos. Agora vem a parte mais interessante: Quando esteve no Rio de Janeiro, exigiu uma lista com os principais boates cariocas. Mas engana-se quem acha que ela queria as famosas, a musa pediu as boates mais "descolados", chamados aqui de "inferninhos". É ou não apaixonante essa menina de olhos azuis?

Britney Spears: Outrora sinônimo de má saúde, excessos e má comportamento nos shows, na sua passagem pelas terras tupiniquins fez exigências para lá de surpreendentes: uma academia a sua disposição durante qualquer hora do dia e nada de álcool ou bebidas pesadas no backstage.

Shakira: Simples no palco e fora dele, também é na lista, apenas água com gás, isotônico e frutas.

Kesha: A nova sensação da música Pop e, até excêntrica para alguns, a cantora fez pedidos ortodoxos para seu show no Rock in Rio 2011: Humidificadores, chás com limão e mel, vinhos Louis Martini Cabernet, salada de algas, mostarda Dijon, vinagre balsâmico Paul Newman, salmão cozido e muita água de côco em seu camarim. Para a qualidade do show que apresentou, essa lista foi desnecessária.

Black Eyed Peas: A banda exigiu 60 toalhas para o show que fizeram na Apoteose, no Rio de Janeiro, sendo que 36 brancas e 24 pretas. Além disso, barras de cereal, bala, caramelo, frutas, café preto, vegetais e chiclete diet.

Madonna: É dela a maior lista de exigências e a mais bizarra, como uma frota com seis carros da marca Audi, troca do assento do vaso sanitária a cada ida ao banheiro e 25 caixas de água da Cabala. Além disso, somente 13 pessoas, todos de sua equipe, podem lhe dirigir a palavra durante o evento.

BANDAS DE ROCK

Aerosmith: Em seu show de outubro por aqui, a veterana banda fez pedidos até elogiáveis, como nenhum tipo de bebida alcoólica no camarim/backstage e bolinhos sem gorduras para a produção inteira. Frutas e vegetais, como couve e alface, precisavam estar à disposição de todo o grupo. Agora entendemos como a Liv Tyler ficou linda daquele jeito, com um exemplo de saúde dentro de casa.

Eric Clapton: Uma curiosa exigência faz parte da programação do cantor: uma sala de jogos particular para sua equipe inteira, para que possam colocar suas mesas de "totó" que carregam durante a turnê, além de uma outra de sinuca.

Pearl Jam: Quando fizeram um show na Dinamarca anos atrás, com vários mortos e feridos, a banda decidiu exigir nos seus shows que os espaços fossem amplos, com o volume de pessoas controlado e não muito grande, bem como a proibição de venda de bebidas alcoólicas durante o concerto.

Ringo Star: O ex-baterista do Beatles passou pelo país e fez curiosas exigências, como um tradutor de alemão o acompanhando a todo momento (????) e um personal trainer exclusivo para treinamentos nas praias e academias cariocas.

Axl Rose: Famoso por quebrar quartos de hotéis, muitas drogas e bebidas no camarim, nas suas últimas passagens pelo Rock in Rio, pediu bastante macarronada para a banda e sua produção, bem como algumas champagnes, comida mexicana, cervejas tchecas e brownie. Outra exigência são roupas de cama que possam ser substituídas durante o show.

Prince: O astro que vive entre o Pop e Rock, exige nos seus shows um médico particular e todos os alimentos, vestuários e bebidas cobertos por um plástico transparente que só podem ser abertos pelo próprio.

System Of A Down: O grupo que fez a estreia no Rock in Rio, exigiu dez pacotes de meias pretas tamanho GG com listras amarelas e dez pacotes de camisetas pretas. Curioso, não?

Queen: Em seu show no Rock in Rio 1985, Mercury exigiu, por questões de contrato de seguro, um helicóptero particular para cada integrante da banda se deslocar até o local, entrada restrita à sua equipe no camarim, flores e chocolates.

Iron Maden: No show que fizeram há quatro anos, pediram para o camarim do show duas salas para massagem, cinquenta toalhas de banho, oito cadeiras dobráveis estofadas, dois espelhos grandes, carpete de qualidade e de cor clara e uma sala que coubesse cinquentas pessoas. Além de uma lista individual de cada integrante do grupo sobre os pratos que queriam comer em terras brasileiras.

FONTES: Revista Quem, Revista Status, Daily Mirror, The Sun e produtores.