1.12.10

Eu nasci singelo, simples como minha própria gente:

"O Chefe da polícia
Pelo telefone mandou avisar
Que na carioca tem uma roleta para se jogar"

Mas o "dotô" delegado não gostava dessa malandragem toda, não... Muito eu sofri:

"Delegado chico palha
Sem alma, sem coração
Não quer samba nem curimba
Na sua jurisdição
Ele não prendia
Só batia
Era um homem muito forte
Com um gênio violento
Acabava a festa a pau
Ainda quebrava os instrumentos"

E quem me acompanhou até de manhã, ainda pagou por isso! Virou sinônimo de bandido:

"Podem me prender, podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Daqui do morro eu não saio não, daqui do morro eu não saio não."

Mas eu fui crescendo, ganhei amigos geniais e a tristeza foi embora:

"Fim da tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar"

Ganhei uma Avenida só pra mim, ganhei o mundo só pra mim:

"A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra
Será que eu serei o dono dessa festa
Um rei
No meio de uma gente tão modesta"

Tive várias fases, tentei outros rumos:

"Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu"

Fui rebelde:

"Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não."

Ganhei swing:

"Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)"

Mas quando todos temiam pelo pior, me reinventei. Sabe por quê?

"Samba, agoniza mas não morre
Alguém sempre te socorre
Antes do suspiro derradeiro

(...)

Mudaram toda a sua estrutura
Te impuseram outra cultura
E você nem percebeu"

Voltei a ser malandro, reencontrei o bom-humor:

"E se não fosse o samba
Quem sabe hoje em dia eu seria do bicho?"

Então segui em frente, ganhei Um Ser de Luz, madrinha e um rei:

"Eu já passei
Por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou
De origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez..."

Virei interplanetário, acordei máquinas em Marte:

"Ô Coisinha tão Bonitinha do Pai..."

Ganhei novos frutos, novos amigos, nova roupa... rejuvenesci. Mas minha essência permanece, sou brasileiro, sou natural da terra Tupiniquim. Por isso, hoje, no dia do meu aniversário, eu lhe peço:

"Não quero dizer que viver é só sambar
Mas sambar é viver
É saber se encontrar
Só o samba faz a tristeza se acabar
Só o samba é capaz desse povo alegrar

Ser sambista é ver com olhos do coração
Ser sambista é crer que existe uma solução
É a certeza de ter escolhido o que convém
É se engrandecer e sem menosprezar ninguém

Aconselho a você que seja sambista também"