27.1.12


Nascida no bairro de classe alta de Nova York, o Upper East Side, (exatamente aquele do seriado "Gossip Girl"), sob o nome Stefani Joanne Angelina Germanotta, hoje em dia a famosa Lady Gaga divide opiniões ao seu estilo. Alguns a amam por além de original e polêmica, é carismática. Outros a odeiam por ser vulgar, repetitiva nas músicas e para lá de discutível na qualidade musical.

Não entraremos no mérido de ser bom ou não (apesar de gostar de algumas coisas e detestar outras, na moça), mas no surgimento do seu nome. Da maioria que hoje a ouve cantando músicas aos sons alucinantes das batidas eletrônicas e cheias de letras pop, poucos sabem que seu nome surgiu, curiosamente, de uma música de ROCK!

Criada num ambiente musical, a musa "Slut Singer" (algo como "cantora vadia"), como ela mesmo gosta de ser chamada, teve seu primeiro contato com música ao som do rock dos anos 80. As principais influências do estilo que vivia seu auge naquela década surgiram de outro país de língua inglesa: a Inglaterra. Mais precisamente da banda Queen, do inesquecível e performático Freddie Mercury. Sua música predileta era "Radio Gaga", que à época tornara-se a mais influente no cenário.

Após entrar para a faculdade e ser contratada pela Streamline Records, em 2003, a jovem Stefani adotou o nome Lady Gaga em homenagem a música predileta da mesma e numa clara referência, como sugere, em ser "A senhora Gaga" ou a "Dama Gaga".

O estillo sexo, drogas e rock'n roll foi deixado de lado, mas outra inspiração dos anos 80 é até hoje marca da sua presença no palco, forma de se vestir e até cantar: Cindy Lauper. A própria Gaga já afirmou que Queen e Cindy, além de Michael Jackson, foram fundamentais para sua existência e inspiração musical.

É nessa corda bamba entre o rock e o pop que Lady Gaga tornou-se uma das 25 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time e a 4ª mais bem remunerada do mundo.

ASSISTA A MÚSICA "RADIO GAGA", CANTADA PELO QUEEN, NO ROCK IN RIO DE 1985