2.6.15

Desde que o blog voltou eu venho estudando novas colunas e as dicas que chegaram via email. A "Na Estante" já estava engatilhada e, após o escândalo da FIFA, achei que era hora de colocá-la em prática.

"Na Estante" será voltada para indicações de leituras, geralmente livros, em torno de um assunto. Obviamente, as dicas serão com base nos que li, conheço ou indicado por amigos. Por isso, nada mais apropriado do que começar pelos livros sobre futebol e seu meio. Vamos a eles:

"Guia Politicamente Incorreto do Futebol" - Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior


Com certeza muita gente deve conhecer a série de "Guia Politicamente Incorreto" lançada pelos autores, que foi desde a História do Brasil à História Mundial. Esse novamente desconstrói os mitos acerca do futebol. Entre eles estão a de Charlles Miller como pai do futebol, sendo na verdade o pai da "cartolagem". Ou a lenda urbana de que o Brasil teria vendido a Copa de 1998 para a França, inclusive provando porque é uma invenção.

O texto é bem didático, divertido e de leitura fácil. Entre a bibliografia de pesquisa estão livros bases da literatura esportiva brasileira, como "O Negro no Futebol Brasileiro", de Mário Filho, e um ícone do século XX, "A Revolução dos Bichos", de  George Orwell.

 "Bola Fora" - Paulo Vinicius Coelho


Paulo Vinícius Coelho, ou simplesmente e popularmente conhecido PVC, é um dos grandes jornalistas esportivos que o Brasil já teve. Particularmente, sou fã da sua habilidade de comentarista e do seu texto refinado e didático.

"Bola Fora" é mais uma síntese disso tudo. Com uma pesquisa muito boa e explicações diretas, PVC conta a História dos jogadores que foram tentar a sorte fora do Brasil. O jornalista mostra os primeiros a saírem do Brasil em busca de profissionalização, como os irmãos/primos mineiros que foram pra Lazio, na década de 30, dando início à exportação dos jogadores nacionais.

Também são lembradas as fases em que o Brasil, como agora, ficou para trás na reformulação do seu futebol. O exemplo é o mitológico zagueiro Domingos da Guia, que por causa do amadorismo brasileiros, foi tentar a sorte no Uruguai e Argentina, onde se tornou uma lenda contada até hoje.

Já nos dias mais recentes, PVC detalha a venda de jogadores importantes, como Falcão e Zico. Não só em cifras, mas também como e porque foram respectivamente para a Roma e Udinese, deixando de lado outros clubes até maiores.

Uma leitura imperdível aos amantes do futebol.

"Jogo Sujo - o Mundo Secreto da Fifa" - Andrew Jennings


Andrew é considerado o inimigo número 1 da FIFA. O escocês revelou ao mundo a polêmica intenção corrupta da entidade em administrar o futebol com parcerias repletas de dólares sujos. A leitura é um grande dossiê contra não só aos gestores do futebol com sede na Suíça, como aos dirigentes que fazem parcerias controversas.

Se tornando uma grande Caixa Preta da corrupção, o livro apresenta com documentos e detalhes, transações e propinas em troca de favorecimentos políticos, econômicos e, principalmente, esportivo. Os textos mostram desde a falida ISL financiando dirigentes, até a trocas de favores em federações pelo mundo, principalmente África, Ásia e Europa.

Também são mostradas as vantagens que os patrocinadores tiveram durante tanto tempo com a FIFA, principalmente Adidas, relacionando tudo isso a sua ascensão como fornecedora mais poderosa do mundo. Não escapam nem os anunciantes e parceiros de Copa do Mundo, como a Visa e afins, que mesmo pagando menos, conseguiram lucrativa visibilidade mundial.

O livro é simplesmente de imprescindível leitura aos jornalistas da área esportiva e quem assiste o futebol achando que tudo é decidido dentro das quatro linhas.