24.2.12


Eu ia escrever sobre o resultado do carnaval 2012, onde a Unidos da Tijuca foi campeã no Rio de Janeiro e a (minha) Mocidade Alegre em São Paulo, mas isso todo mundo já leu, debateu e sabe por N sites, blogs e afins.

Resolvi, após ver um vídeo da bateria da Mocidade, falar sobre algo que poucos privilegiados conseguem ter: Emoção de estar numa bateria de escola de samba.

Por incrível que pareça, o momento que mais me emociona e que eu curto num desfile, não é o desfile em si, mas os momentos que antecedem o mesmo. Quando chega a sexta-feira, principalmente a tarde, parece que até o clima muda, desce uma nuvem de alegria e ansiedade. Fico sempre na expectativa dos desfiles, até porque na noite tem as agremiações de São Paulo. Quando a primeira escola pisa na Avenida, a emoção transborda, dá um friozinho na barriga e começa a adrenalina. É como se abrisse um portal e você viajasse num espaço independente do mundo.

Mas falemos dos desfiles....

As pessoas me perguntam porque eu amo tanto o carnaval. Pois bem, se elas sentissem o mesmo que eu sinto quando estou preparando a fantasia na sacola e me arrumando em direção ao Sambódromo, entenderiam. Aquela viagem de trem entre a Estação inicial até a Central do Brasil parece eterna, onde você pensa em tudo que passou no ano, as dezenas de ensaios e noites perdidas, as diversas brigas e alegrias... tudo...

Os cerca de 300 metros entre a saída da Central até a concentração é o momento mais agoniante, carros alegóricos enfileirados, pessoas fantasias e muita gritaria. Mas não uma gritaria de bagunça, mas de gente alegre e com tanta expectativa quanto você.

Para quem não sabe, a bateria da escola de samba deve estar preparada para entrar na Avenida assim que a anterior estiver desfilando. Isso evita atrasos e é uma regra, passível até de perda de pontos. E é esse trajeto o mais emocionante de todos.

Geralmente eu vou para um canto da concentração e me visto devagar, admirando o momento, como se fosse um ritual mesmo. Quando já estou dentro da armação da escola, na parte interna da grade, olhar cada pessoa se preparando e todo mundo conversando é mais apaixonante ainda.

E soa um apito... É o diretor de bateria chamando os ritmista, que prontamente vão um a um, como numa procisão, para frente da escola. É a primeiro "coisa" de uma escola de samba a entrar na Avenida, porque precisa se arrumar no recúo.

Pouco tempo depois toca a primeira sirene, autorizando o esquenta... Aí começa o carnaval!!!!!! Os repiques fazem as chamadas, "brincando" com os demais naipes, o Setor 1 delira, o carro de som ao lado faz a "passagem de som" com cavacos, violões e microfones... É muita luz, muitos flashes, muitas câmeras... É carnaval!