11.11.10

Como citei na postagem anterior e continuando, Dilma pegará um país dividido e cheio de questionamentos sobre as intenções do PT. Principalmente após escândalos e corrupções durante o Governo Lula.

Resumidamente, vamos ser diretos.

Erros do Governo Lula que não devem ser repetidos:

1 - Não posicionar no Governo, pessoas que estejam com pretensões políticas e possam ultrapassar o desejo da presidenta em administrar o País. Um exemplo disso foi o José Dirceu na Casa Civíl durante o primeiro mandato Lula, que visava, agora em 2010, disputar as eleições. Foi o pivô principal do Mensalão.

2 - Excesso de alianças políticas. As alianças políticas são fundamentais e importantes, mas quando feita de forma desenfreada e sempre almejando mais e mais força, acaba deixando, literalmente, o Governo de "rabo preso". E nesse aspecto, Dilma começou mal. Seu vice é o Michel Temer, do PMDB, histórico partido de oposição as ideologias petistas. Dessa maneira, cargos importantes terão que ir para lá e até decisões relevantes.

3 - Ser um Governo muito internacional. A liderança na América Latina existe graças as ações estrangeiras do Lula, mas o foco, por anos, foi exclusivamente internacional, visando a cadeira na ONU e até mercados que são mais complexos que apenas discussões, como Oriente Médio e China.

4 - Benevolência com as cargas tributárias e impostos. O Brasil é o campeão mundial de impostos. Leva-se mais de um ano para abrir uma empresa, mais de 10 para conseguir tirar o lucro e uma infinidade de atribuições tributárias a serem pagas. Isso torna difícil novos comércios e mais empregos. Além disso, em outubro, dois meses antes da expectativas, o Brasil atingiu a marca de um trilhão de reais em impostos pagos pela população.

5 - Mudanças políticas e sociais paradas. As questões da Reforma Política e da Previdência foram empurradas com a barriga e não saíram do papel. São como bola de neve, se demorar muito, uma avalanche vem aí.

Acertos do Governo Lula:

1 - Popular, mas não vulgar. A boa fluência do Lula, principalmente do bom humor e simplicidade do presidente, transformaram o Governo próximo de seus eleitores e da população. Grande parte da aprovação vem dela.

2 - Investimentos em ensino superior e técnico. O Brasil passou anos dependendo de mão de obra especializada internacional e com o absurdo número de apenas 2% da população na Universidade. O Governo Lula investiu nessa desigualdade, principalmente no Nordeste, com criações de escolas técnicas e investimentos na educação. Não é suficiente e nem super eficiente, mas é o caminho.

3 - Combate a miséria. O Brasil sempre foi conhecido por misérias e pobrezas, mas o Bolsa-Família veio para tentar uma solução, após o fracassado "Fome Zero", no primeiro mandato. Para quem tem fome e necessidade extrema, já é uma ajuda. Porém, há muitas deficiências. Precisa haver um controle e incentivo, não apenas dar o peixe, mas ensinar a pescar; como um exemplo simples, para continuidade da gratificação a família estar estudando ou com os filhos em escolas.

4 - Liderança Internacional. Como citado acima, liderar, mas não focar. Há coisas mais importantes e urgentes no Brasil, que investir gastos exagerados em apaziguamento no Haiti ou África. A esses países, cabem a ONU com potências internacionais de grande investimento como França, EUA, Inglaterra e membros da Otan.

5 - Aproximação com novos mercados. O Brasil é um dos países com maiores credibilidades internacionais, o que garantiu novos mercados e transações. Mais parceiros precisam ser apanhados, como na própria América do Sul e Leste Europeu, que estão saindo de crises ou se reestruturando.

6 - Economia forte e estável. Esse é o mais importante ponto do Governo Lula e o que marcará sua história. Hoje a economia brasileira é referência, não sofreu com a crise internacional de 2008 e ainda conseguiu crescer e entrar no hall das 8 maiores do mundo, talvez, segundo expectativas governamentais, até entre as 5, em 2011. Precisam tocar o barco, investir mais nesse quesito e atrelar tudo aos impostos altos.

Para começo de Governo, acho que são os mais importantes pontos que a Presidenta Dilma precisa ficar atenta, mexer, manter ou fazer.

Cabe a nós desejarmos boa sorte, porque um bom Governo não é bom para o PT, mas para todos os brasileiros.